sábado, 22 de dezembro de 2012

Os imigrantes redescobrem o Brasil

                                                                         
Durante muitos séculos, o Brasil foi um  país colonial, imperial e depois virou República. Ao longo desse processo histórico, não somente imigrantes portugueses aqui desembarcaram, mas também franceses, espanhóis, holandeses, alemães, e entre outros grupos étnicos de toda parte do mundo; sem esquecer do negro que, mesmo vindo para o Brasil como escravo, ele também era um imigrante.leia
leia mais...
O que estamos observando atualmente no Brasil é o aumento cada vez maior de imigrantes oriundos de todas as partes do mundo, devido aos problemas que estão enfrentando em seus países. Para melhor compreensão ,basta lembrar que após o fim da escravidão no Brasil ( 1888), o governo brasileiro incentivou a vinda desses imigrantes europeus, e até asiáticos, para o nosso país, através de slogan e propagandas, afirmando que esses povos poderiam recomeçar a vida em uma TERRA NOVA

Entretanto, não podemos nos esquecer que por detrás desses incentivos, estava a Teoria do Embranquecimento, ou seja, o governo brasileiro queria esquecer as marcas da escravidão, por isso que houve o incentivo de imigrantes europeus ao Brasil, pois o negro representava o passado e o atraso na visão da elite brasileira, e o europeu o avanço para o futuro. Uma visão racista e preconceituosa que marca o inicio do século XX no Brasil.

E nos dias atuais, o Brasil ainda é visto como um país novo para recomeçar a vida. O ponto chave desses  pensamento é o fato do Brasil estar ganhando cada vez mais seu espaço nos setores industriais, tecnológicos e econômicos, aumentando assim, a vinda de imigrantes localizados em países pobres, como é o caso dos haitianos e bolivianos que estão entrando no país, muitas vezes de forma ilegal.
                       
                      Em ambos om caso, o Brasil se tornou o “ país da solução” dos problemas de cada um deles. Entretanto, muitos desses imigrantes vivem em bairros periféricos, trabalham em lugares com péssimas condições de higiene e entre outros fatores que não coincidem com os Direitos Humanos.

Mesmo assim, a imigração só tende a aumentar, não somente com a vinda de haitianos e bolivianos, mas novamente com a presença de portugueses, italianos, franceses, gregos,... que estão fugindo da crise econômica que abala a Europa e desembarcando nos aeroportos brasileiros. Os séculos se passaram, mas os problemas são os mesmos, e o Brasil, como sempre, recebe todos de braços abertos.

Autora: Denise Maria Antonio  -Historiadora e Socióloga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário