Pequena História das Festas Juninas no Brasil
O mês de junho é marcado pelas Festas Juninas em todo o território brasileiro. Cada região comemora conforme suas tradições e costume, mas as cantigas,as quadrilhas, as bandeirinhas e fogueiras estão presentes em todos os lugares.
O mês de junho é marcado pelas Festas Juninas em todo o território brasileiro. Cada região comemora conforme suas tradições e costume, mas as cantigas,as quadrilhas, as bandeirinhas e fogueiras estão presentes em todos os lugares.
Várias são as explicações sobre a origem do termo festa junina. Uma delas seria as festividades de santos no mês de junho. A outra versão está relacionado aos países católicos da Europa que homenageavam São João, sendo uma festa chamada de Joanina.
Como todo pais colonizado pelos europeus católicos, a festa junina cegou no Brasil como os colonizadores portugueses. Conforme o site Sua Pesquisa ( acessado em 02/06/2013),sobre à vinda da festas juninas, o site afirma que :
"Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, características típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício vi da China, região onde teria surgido a manipulação para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas muito comum em Portugal e na Espanha."
leia mais
Outras contribuições culturais para as festas juninas no Brasil vieram d cultura indígena, africana e de imigrantes europeus que enriqueceram a nossa cultura com suas contribuições artísticas e culturais.
Dentre todas as regiões do Brasil, a região Nordeste se destaca com suas festas juninas. No mês de junho, é o grande momento em homenagear os três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Os nordestinos aproveitam também a festas juninas para agradecer as raras chuvas que ocorrem nessa região, onde a maioria vive da agricultura.
O período de junho é um importante momento econômico para a região Nordeste, pois há um grande número de turistas para ver e acompanhar os festejos, gerando lucros e empregos nestas cidades. Muitos desses turistas são brasileiros, porém, a cada ano há um aumento de turistas estrangeiros para acompanhar de perto estas festas.
As festas juninas são marcadas por :
Comidas típicas:
- Pamonha
- Curl
- Milho cozido
- Cuscuz
- Pipoca
- Bolo de milho
- Arroz Doce
- Cocada
- Pé-de-moleque
- Batata doce
- Maçã do amor
Tradições:
- Fogueiras que ficam ao centro da famosa dança da quadrilha.
- Balões, mas que estão cada vez mais raros, já que podem causar incêndios.
- Quermesse, com barraquinhas com comidas típica e jogos para animar os visitantes.
- Simpatias feitas, principalmente por mulheres solteiras, por conta de Santo Antônio, considerado o santo casamenteiro e que tem seu dia comemorado em 13 de junho.
Músicas:
- Isto é Lá com Santo Antônio
- Pula Fogueira
- Capelinha de Melão
- Pedro, Antônio e Joao
- Sonho de Papel
Portanto, o mês de junho é um mês de muitas guloseimas, festas e principalmente de alegria e diversão.
Fonte de Pesquisa: Brasil Escola : www.brasilescola.com.br( acessado em 31/05/2013)
Sua Pesquisa: www.suapesquisa.com.br (acessado em 02/06/2013)

Nenhum comentário:
Não é permitido fazer novos comentários.