Para
Jussara Hoffmann , a avaliação tem que
percorrer um caminho inusitado, pelo sonho e desejo de superação para se chegar a algum objetivo ou destino.Com
essa afirmação, a autora irá mostrar as setas , ou melhor, direção, para se
fazer essa avaliação.
Uma
delas seria uma avaliação reflexiva que
pode mudar a realidade. A autora fala também
que para transformar a escola, é necessário uma reflexão
conjunta de professores, alunos, funcionários e comunidade escolar ,pois
com a união de todos, poderão ocorre as mudanças e práticas para um ensino
melhor.
Outra
alternativa que HOFFMANN sugere é o fim das
avaliações positivas e classificatórias, por apresentarem um sistema divisório entre alunos
considerados bons dos fracos, são também radicais e arbitrária. A avaliação
deve ser voltada à cidadania, democracia e direitos à educação.
Por
isso, HOFFMANN, defende a avaliação mediadora, fundada na ação
reflexiva , uma situação que promova melhoria na situação, valorizando
não somente o professor, mas principalmente colocar o aluno como o centro de
toda a aprendizagem, aceitando os seus pré-conhecimentos e utilizando durante
as aulas. Em relação a avaliação de
aprendizagem tem a finalidade é a
observação contínua das manifestações de aprendizagem que levam a promoção e melhoria no
individualismo.
Mas
infelizmente o Brasil ainda esta calcado no modelo tradicionalismo em que o
professor passa o conteúdo, como o único redentor de sabedoria e aluno apenas
recebe as informações, “engolindo” as informações, ou melhor, decorando
todo o conteúdo somente para passar de
ano, gerando a falta de vontade do aluno ir à escola.
Sendo
assim, HOFFMANN defende a aprendizagem mediadora, pois só assim o aluno
poderá expressar seu conhecimento e o professor
não será mais aquele que terá a verdade
absoluta, ambos poderão trocar informações de conhecimento, como também
afirmam Vygotsky e Piaget.
Bibliografia
Avaliar para promover: as setas do caminho
autora Jussara Hoffmann


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