sábado, 6 de abril de 2024

 

Técnicas de Doug Lemov para salas indisciplinadas

As técnicas de Doug Lemov são conhecidas por fornecer estratégias práticas e eficazes para melhorar a disciplina e o engajamento dos alunos em sala de aula. Aqui estão algumas sugestões baseadas em suas técnicas que podem ser úteis ao lidar com salas de aula indisciplinadas:

1. Estabeleça expectativas claras de comportamento: Comece definindo claramente as expectativas de comportamento para a sala de aula. Certifique-se de que os alunos saibam o que é esperado deles em termos de comportamento, participação e trabalho escolar.

2. Use sinais de atenção eficazes: Desenvolva sinais de atenção que possam rapidamente chamar a atenção dos alunos e trazê-los de volta ao foco. Isso pode ser uma técnica simples, como levantar a mão ou usar uma palavra-chave específica.

3. Rotinas e procedimentos consistentes: Estabeleça rotinas e procedimentos claros para atividades comuns, como entrada na sala de aula, transições entre atividades e resolução de conflitos. Isso ajuda a manter a sala de aula organizada e minimiza interrupções.

4. **Reforço positivo**: Reconheça e recompense o comportamento positivo dos alunos. Isso pode ser feito por meio de elogios verbais, reconhecimento público ou sistemas de recompensa tangíveis, como pontos ou prêmios.

5. **Engajamento ativo dos alunos**: Mantenha os alunos envolvidos e ativos em suas aprendizagens. Use técnicas de ensino interativo, como perguntas frequentes, discussões em grupo e atividades práticas para manter o interesse dos alunos e reduzir comportamentos indisciplinados por tédio.

6. **Gerenciamento eficaz do tempo**: Use o tempo de aula de forma eficiente, mantendo as atividades planejadas e transitando suavemente entre elas. Evite períodos longos de inatividade, pois isso pode levar ao comportamento destrutivo.

7. **Consistência na aplicação de consequências**: Se os alunos violarem as expectativas de comportamento, aplique consequências de forma consistente e justa. Isso pode incluir medidas disciplinares graduais, como avisos verbais, tempo de reflexão ou consequências mais sérias, conforme necessário.

8. **Desenvolva relacionamentos positivos**: Invista tempo em construir relacionamentos positivos com os alunos. Mostre empatia, compreensão e apoio, demonstrando que você se preocupa com o bem-estar deles e está lá para ajudá-los a ter sucesso.

Essas são apenas algumas sugestões baseadas nas técnicas de Doug Lemov. Lembre-se de que cada sala de aula e grupo de alunos é único, então pode ser necessário adaptar e ajustar essas estratégias para atender às necessidades específicas de sua situação.

 

Denise Maria Antonio

Licenciada em Ciências Sociais

Pós-graduada em Educação em Direitos Humanos

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LEMOV, Doug. Aula Nota 10 2.0: 62 técnicas para melhorar a gestão da sala de aula. 2ª ed. São Paulo: Livros de Safra, 2011.

WONG, Harry e WONG, Rosemary. O Livro de Gestão de Sala de Aula. Mountain View, Califórnia: Harry K. Wong Publications, 2014. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário