terça-feira, 23 de outubro de 2012

O Trabalho e a Tecnologia no séc. XXI



Conferencista: Antonio David Cattani



                    O conferencista Antonio David Cattani nos mostra em sua conferência a relação do trabalho com a tecnologia, mostrando o lado positivo quanto negativo. Mesmo com um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico, as diferenças sociais ainda persistem em pleno século XXI.
                 
              Trabalhar significa viver, dando direito a adquirir os produtos materiais ( casa, carro, viagem, etc.),mas ela trás a alienação, sofrimento, desespero nas camadas mais pobres.Com toda essa desigualdades, o trabalho é a identidade social e individual de uma sociedade, apesar dos seus problemas.
O conferencista afirma que uma sociedade não existe sem trabalho, principalmente o século XXI, com as novas tecnologias, e inevitavelmente com o capitalismo.
                                           
       
                  A tecnologia transforma o social, como exemplo citado pelo conferencista, o aparelho celular, que a cada dia esta cada vez mais moderno, ele se tornou indispensável para ao trabalho e nas redes sociais. Por outro lado, as tecnologias estão provocando o isolamento social entre as pessoas, onde o contato físico estão se tornando cada mais difíceis.
leia mais...
           
              Outro ponto que o conferencista relata é o analfabetismo digital, ou seja, a discriminação das pessoas que possuem acesso a informática , contra aqueles que não possuem, é marginalizado por aqueles que dizem conhecer e ser “alfabetizado” pela informática.
As novas tecnologias também afetam o meio ambiente, que para o bem estar do homem, ele destrói a natureza em beneficio próprio, ocasionando o desmatamento, alteração no clima da Terra, chuvas fortes, etc.
                     Em sociedade existe a forte discriminação entre tecnologia e poder, como exemplo o Brasil, na área da saúde, vemos nitidamente que pessoas abastadas possuem um privilégio ao tratar de sua saúde, com oportunidade de ter médicos bons, exames rápidos, enquanto a grande maioria não conseguem pagar um plano de saúde, ficam horas em hospitais esperando atendimento, e mal conseguem comprar remédios.
             
                 Por fim, o conferencista nos alerta que a importância do conhecimento não traduz com a realidade de milhões de pessoas que vivem tanto nas grandes cidades, como no campo, que convivem com as  desigualdades sociais, fome, miséria, guerra, violência entre outros grandes problemas sociais que permanecem no século XXI.

 BIBLIOGRAFIA:


Conferência: O Trabalho e a Tecnologia no séc. XXI
Conferencista: Antonio David Cattani
UNICID -Universidade da Cidade de São Paulo



Nenhum comentário:

Postar um comentário