segunda-feira, 8 de outubro de 2012

A valorização da arte nas comunidades africanas


A valorização da arte nas comunidades africanas


Autora: Denise Maria Antonio
Aluna cursando Ciências Sociais
UNICID – UNIVERSIDADE DA CIDADE DE SÃO PAULO ( EAD)

                                                                               
A arte é uma manifestação cultural e artística demonstrada e realizada de várias formas, dependendo da história e cultura de cada povo, carregando muitas vezes o simbolismo nas artes representadas.
Como sabemos, a arte possui infinitas técnicas, desde a dança, até um simples rabisco em um quadro ou papel. Mas é a escultura com maior representação artística que nos chama mais a atenção, e será nos diversos povos africanos que ela irá ganhar o seu destaque, como afirma GORZONI ( pág. 08,2010) : “ E entre os diversos povos, os africanos se destacam na cultura e religiosidade, por meio de esculturas e máscaras.”
leia mais...

Os africanos utilizam as esculturas em suas cerimônias religiosas que são consideradas como objetos sagrados para a comunicação com os deuses, e as máscaras são esculpidas conforme a tradição de cada povo, podendo assim se diferenciar de cada comunidade africana.

A máscara, portanto, representa um grupo, e “ não é qualquer um que pode ser escultor em uma sociedade africana”.( GORZONI, pág. 12,2010).Em primeiro lugar ele dever ter o dom e compreender o mundo espiritual para esculpir a máscara. Essa arte é muitas vezes passada de pais para filhos ou individuo que não tenha na família a tradição de esculpir máscaras, ele pode aprender o oficio com um artesão experiente e espiritual. O escultor africano, para fazer uma escultura , ele se purifica antes de iniciar a escultura, podendo durar dias, semanas, meses e anos.GORZONI (pág. 12,2010), relata que : “ o artista não trabalha expressando sua coletividade: através de suas mãos, a coletividade fala. Cabe a ele o papel de interpretar os valores de todos e concretiza-los em sua obra.”

Sendo assim , a arte africana estará sempre ligada aos seus antepassados, passando de geração a geração, não somente para manter a tradição, mas a história de um povo.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA :

GORZONI, Priscila. Arte Africana : “ uma expressão geográfica do mundo”. Revista : Conhecimento Prático – Geografia. Editora Escala Educacional/Junho de 2010, páginas 08 a 13, número : 31.

Nenhum comentário: