O autor Alexandre de Paula Franco aponta no seu artigo
sobre as pesquisas realizadas sobre as práticas de docência no Ensino Superior
no Brasil. FRANCO cita vários atores que relatam os problemas e qualidades das
universidades brasileiras em relação as práticas pedagógicas nos centros
acadêmicos.
Para muitos autores, a educação superior não pode apenas
estar embasado nas ideias dos professores, que muitas vezes não estão
atualizados com as mudanças sociais, mas fazer do ensino superior um espaço de
experiências de trocas mútuas entre professor e aluno.Muitos curriculos das
escolas de nível superior estão com conteúdos e metodologias fora do padrão
atual, não mostrando iniciativas significativas em todas as áreas de pesquisas
acadêmicas,contribuindo assim com a falta de reflexão e iniciativas aos
alunados que apenas reproduzem o que seus professores transmitem que também
aprenderam com seus professores.
Por isso que é muito importante o trabalho científico e
de campo, integrando a teoria e a prática para que o aluno possa aprender a
solucionar os problemas que poderão surgir durante o campo profissional.
A formação pedagógica do professor é fundamental para a
organização do currículo seja feita de forma clara e consisa,trocando ações e
efeitos entre professor e aluno ,globalizando perguntas e práticas durante as
pesquisas.
Para melhorar o desempenho das universidades brasileiras,
o autor cita o Modelo de Aprendizagem Baseada em Problemas ( ABP), em que ele relata
a importância da investigação e da prática,escolhendo propostas adequadas para
o trabalho e aperfeiçoando cada vez mais a metodologia pedagógica.
Portanto,não será fácil enfrentar esses desafios, tão
pouco ignorar que houve um pequeno avanço nos centros universitários do
Brasil,precisamos urgentemente reformular as políticas educacionais e não só nos
centros acadêmicos, mas também desde a educação infantil, ensino fundamental e
ensino médio para que também possamos receber alunos pensantes e com opiniões
críticas , não somente jovens reprodutivos e sem iniciativas que estão,
infelizmente,saindo dos bancos escolares de todo o Brasil.
Bibliografia
FRANCO, Alexandre de Paula. Organização do trabalho pedagógico no ensino
superior: alternativas e desafios para o trabalho educativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário