A importância do letramento no processo de
alfabetização
O processo de alfabetização e letramento de uma
criança,jovem ou adulto deve ser muito importante e marcante para o
alunado,que,mesmo não conhecendo as letras no processo de alfabetização,de
algum modo,ele está inserido em uma sociedade marcada por símbolos e imagens
que também devem estar inserido na alfabetização desse individuo.
Ao longo do desenvolvimento da sociedade, a humanidade
desenvolveu várias formas de se comunicar,como afirmam as pesquiadores Colomer
e Camps(2002,pág.11) :
A espécie humana tem a capacidade de representar simbolicamentea
realidade e de comunicar-se através de um sistema de signos elaborado
socialmente que chamamos de língua e que tem sua realização concretanos
diferentes atos comunicativos dos indivíduos.
Muitos pesquisadores trabalham com a Teoria da
Lectoescrita,que nada mais é a habilidade adquirida de poder ler e
escrever,conforme relatam Colomer e Camps(2002,pág.12):
Nesse sentido,o que definiria os primórdios da lectoescrita é que o ser
humano utiliza deliberadamente sinais externos ( uma marca em uma pedra para
assinalar um acontecimento,pinturas para indicar o início da caça,etc)para
regular sua relação com o mundo de forma indireta.Ou seja,que são os sinais
gráficos os encarregados de representar essa relação de forma simbólica e de
regulá-la socialmente através de sua elaboração e transmissão cultural.
Civilizações como,fenício,gregos e egipcíos, por exemplo,desenvolveram
suas próprias técnicas de alfabetização e letramento ( COLOMER e CAMPS 2002
pág.12):
Assim,o princípio básico para que um sistema de escrita fosse produtivo
foi sua constituição como um conjunto limitado de signos.Algumas culturas
tentaram rsoilver o problema a partir da representaçãodas sílabas da língua,e
os fenícios idealizaram um sistema alfabético de representação dos signos
consonantais que constitui a base do alfabeto adotado pelos gregos.Estes
incluíram os signos vocálicos e a ideia de que toda sílaba é divisível nesses
signos, e seu alfabeto levou a nosso sistema gráfico atual da escrita latina.
No Brasil,também não foi diferente,houve várias mudanças
no decorrer no processo educacional brasileiro,tentando diminuir essa lacuna
ainda sentida em nossa sociedade,em que muitas pessoas ainda não sabem, ou
pouco, ler e escrever.
Para as escritoras Emília Ferreiro e Ana Teberoski na
investigação dos processos de aquisição e elaboração de conhecimento pela
criança - ou seja, de que modo ela aprende, mesmo antes de entrarem na
escola,descobriram que ela desenvolve tentativas de escrever, iniciando um
processo de escrita informal como representação da fala.Dessa descoberta
concluíram que a criança “constrói” o conhecimento, através de teorias
explicáveis, surgindo daí o termo “construtivismo” que muitos
equivocadamente chamam de método de alfabetização; Na verdade o
“construtivismo” é o termo dado aos processos da construção da escrita e da
leitura.
Na sua obra Psicogênese da Língua Escrita "a mudança
da compreensão do processo pelo qual se aprende a ler e a escrever afetou todo
o ensino da língua", produzindo "experimentação pedagógica suficiente
para construir, a partir dela, uma didática" e não um método. Um dos
maiores legados destas descobertas de Ferreiro e Teberoski é a psicogênese da
escrita em que a criança elabora hipóteses sobre o sistema de escrita.
Descobrir em qual nível cada uma está é uma importante ferramenta para os
professores alfabetizadores levar os alunos à aprender.
É preciso entender a psicogênese para usá-la em
função, não somente, de conhecer como a criança está construindo o conhecimento
e avançando para estágios mais avançados como sentir que a mediação
do professor está favorecendo,realmente,o processo de alfabetização.
Inúmeras vezes os professores alfabetizadores,não
percebendo os avanços de alguns alunos na alfabetização, chegam a pensar que há
algum problema de aprendizagem com eles.
Quando o professor conhecendo e validando os testes da
psicogênese ele percebe nitidamente o avanço maior ou menor de cada
um, e a partir desse conhecimento vai fazer um trabalho que favoreça o
avanço nas hipóteses. Essa é a grande importância da psicogênese para o aluno e
para o professor.
Sendo assim,cabe ao professor alfabetizador fornecer ao
aluno, de forma clara e objetiva,o conhecimento do mundo letrado,não só dominando
a leitura e a escrita,mas também uma outra forma de letramento mais
culta,reflexiva e crítica que o aluno deve desenvolver para compreender e
entender qualquer contexto literário.
BIBLIOGRAFIA:
COLOMER,Reresa;CAMPS,Anna.
Ensinar a ler,ensinar a compreender.Porto Alegre:Artmer,2002,pág.11-24.
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A.
Psicogênese da língua escrita. Tradução de Diana Myriam Lichtenstein et al.Porto
Alegre: Artes Médicas,1986.
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